SINOPSE DO LIVRO O CEMITÉRIO DE PRAGA

Clique na imagem para ampliar.
Capa do livro O Cemitério de Praga por Umberto Eco
Autor
Gênero
Título Original
Il Cimitero Di Praga
N° de páginas
480
editora
Record
ISBN
8501092843
Formato
16x23
Nota do Leitor:   

Compartilhe

Compre este livro!

Livraria Saraiva
Livraria da Folha
Submarino.com.br
Extra
Livraria Cultura
Americanas.com
Buscapé
Veja também:

Carregando Sugestões



RESUMO DO LIVRO O CEMITÉRIO DE PRAGA


O mais importante intelectual italiano vivo, imbatível nos estudos de semiótica, Umberto Eco é, também, um romancista de talento incomparável. Mestre em criar tramas engenhosas, capazes de mesclar vários níveis de linguagem, personagens e ações, se tornou conhecido mundo afora com o sucesso de pública e crítica O nome da rosa. Três décadas depois desse estupendo thriller, Eco retorna com um dos mais antecipados — e controversos — livros dos últimos anos: O cemitério de Praga. Quatrocentos mil exemplares vendidos na Itália em um mês.

Um tratado sobre o mecanismo do ódio, e espécie de síntese da história do preconceito, o livro causou desconforto em setores mais conservadores da sociedade italiana, principalmente entre religiosos, por misturar personagens históricos a um anti-herói fictício, cínico e maquiavélico, capaz de tudo para conseguir se vingar de padres, jesuítas, comunistas, mas, principalmente, dos judeus. Repleto de teorias da conspiração, falsificações, assuntos maçônicos e detalhes da unificação italiana, é no antisemitismo que repousa o coração da narrativa.

O cemitério de Praga também lembra um dos mais impressionantes episódios de falsificação da história: Os protocolos dos sábios de Sião, um texto forjado pela polícia secreta do Czar Nicolau II para justificar a perseguição aos judeus. Os escritos, que se acredita terem sido baseados em um texto francês — Diálogos no inferno entre Maquiável e Montesquieu — descreviam um suposto plano para a dominação mundial pelos israelitas. E serviriam de inspiração a Hitler para os campos de concentração.

O odioso Simonini, que o próprio autor define como um dos mais repulsivos personagens literários já criados, é um mestre do disfarce e da conspiração. Um falsário a serviço de vários governos. Do nordeste italiano até a Sicília de Garibaldi, das favelas de Paris às tabernas alemãs, passando por missas negras, o bombardeio a Napoleão III, a Comuna de Paris, o caso Dreyfus, o Ressurgimento, Simonini é todas as revoluções, as más escolhas, os erros do século XIX, que Eco reconstrói com grande rigor histórico, entre tomadas de poder e revoluções.

Com ares de novo clássico, O cemitério de Praga leva as mentiras históricas a novos patamares e revela, ainda, ferramentas usadas por falsários e propagandistas. Um trabalho memorável de filosofia da história e a natureza da ficção. Eco em sua melhor forma.

“Eco vence o desafio de inovar seu próprio gênero, sem perder o leitor acostumado às aventuras físicas e intelectuais dos romance erudito. Mostra que ainda é – para usar um termo que ele não aprovaria – o papa do suspense erudito”, Luis Antônio Giron para a revista Época.

Fonte: Editora Record

O que você acha sobre o livro ? Exponha sua opinião.

Nota

NOME *

e-mail (não será divulgado)

site

Comentário *

Comentários dos Leitores a Respeito de !

Rosa Pinho - 24/08/2013 às 14:44

A vida é muito curta e eu sou muito burra pra insistir na leitura desse tijolo. Tentei, juro que tentei. Parei na página 93 das 474 disponíveis. Nunca me senti tão entendiada na vida! Deve ser bom para filósofos e historiadores. Para meros mortais, como eu, só existe uma conclusão: livro chato pra c$#@*!!!!

Eliton - 08/02/2013 às 11:07

Um dos piores livros que já li. O Nome da Rosa é, sem dúvida, um clássico, mas este livro é defenitivamente um fiasco da literatura.

Marilne Fernandes - 07/02/2013 às 11:15

Algo inteligente no ar... Chega de rasos tons de cinza!
O livro é muito bom! Mas, isso não quer dizer, que a leitura seja fácil. Já era de se esperar... Acho que, só Eco é capaz de fazer um suspense erudito. Eu recomendo.

roberto - 27/09/2012 às 14:44

Sinceramente, está dificil de ler este livro, olha que sou um leitor voraz, mas este livro não consegue me prender a leitura, vou
recomeçar a le-lo, quem sabe eu goste.

roberto - 27/09/2012 às 14:44

Sinceramente, está dificil de ler este livro, olha que sou um leitor voraz, mas este livro não consegue me prender a leitura, vou
recomeçar a le-lo, quem sabe eu goste.

Bruno - 20/08/2012 às 14:53

Uma bosta. História truncada e sem carisma

Madalena - 21/07/2012 às 15:08

Amei o livro,um trama intrigante e chio de mistérios. Uma aula de cultura, pois o Umberto Eco mesclou personagens reais com fictícios, em meio a fotos verdadeiros, num clima romanceado.

Carlos Filho - 29/11/2011 às 07:02

Nao sabia deste lado de Umberto Eco. Tá na lista.

Livro do dia Livro do mês


O que ler?  O que ler?

Etapas

 Algumas perguntas

 Respostas processadas

 Filtragem do acervo

 Sugestões para você!

Indicações Indicações

Enquetes Enquetes

Em que site você costuma comprar livros?





Ver resultado

sinopsedolivro.net


O catálogo online de livros nacionais e internacionais

Política de Privacidade

Ajuda  Ajuda


Sobre  Sobre


Contato  Contato


Anuncie  Anuncie no site

Faça download de nosso Media Kit para saber como anunciar no Sinopse do Livro

Divulgue seu livro  Divulgue seu livro

oPa!Caroé