SINOPSE DO LIVRO MENTES INQUIETAS - TDAH: DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE

Clique na imagem para ampliar.
Capa do livro Mentes Inquietas - Tdah: Desatenção, Hiperatividade E Impulsividade por Ana Beatriz Barbosa Silva
Autor
Gênero
ANO DE LANçAMENTO
2009
editora
Objetiva
ISBN
9788573029765
Formato
16 x 23 cm
Nota do Leitor:   

Compartilhe

Compre este livro!

Livraria Saraiva
Livraria da Folha
Submarino.com.br
Extra
Livraria Cultura
Americanas.com
Buscapé
Veja também:

Carregando Sugestões



RESUMO DO LIVRO MENTES INQUIETAS - TDAH: DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE


É; muito comum que o transtorno do déficit de atenção (TDA), conhecido popularmente como hiperatividade, esteja cercado de preconceito: quase todos o associam apenas a pessoas rebeldes, mal educadas, distraídas ou agitadas. Na verdade, alguém com as características de um TDA pode ter um imenso potencial criativo que não é direcionado de maneira adequada. Mentes Inquietas se propõe a desmistificar esses comportamentos e indicar um caminho para que suas qualidades sejam exploradas de forma eficiente e transformadora.

Desatenção, hiperatividade e impulsividade

Pessoas com comportamento distraído, enrolado, esquecido, desorganizado impulsivo, agitado, inquieto, desastrado podem ser portadoras do transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), popularmente conhecido como hiperatividade infantil.

Via de regra, os portadores de TDAH são injustamente rotulados de preguiçosos, mal-educados “bicho-carpinteiro”, avoados, irresponsá;veis ou rebeldes, mas na realidade possuem um funcionamento cerebral diferente, que os fazem agir dessa forma. O TDAH ou simplesmente TDA é caracterizado pela seguinte tríade de sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade mental e/ou física. Manifesta-se ainda na infância e está; presente em 3 a 7% nas crianças em idade escolar. Tais crianças frequentemente apresentam dificuldades de concentração e de relacionamentos, ocasionando incompreensão de amigos, pais e professores.

Um dos maiores problemas que permeiam o TDA é a falta conhecimento sobre o assunto, tanto na população leiga quanto nas á;reas médica, psicológica e educacional. Muitas pessoas com TDA passam a sua vida inteira sem ter a mínima noção de que o problema tem solução e de que precisam de um diagnóstico e tratamento adequados. Menos conhecido do público em geral é o fato de que a hiperatividade física nem sempre está; presente nos portadores de TDA. Somente 50% desses indivíduos apresentam agitação física. Por isso, a condição bá;sica para se firmar o diagnóstico de TDA é a hiperatividade mental (uma mente inquieta, ruidosa, que vive “a mil por hora”). Isso dificulta sua concentração, em função da tempestade de pensamentos e ideias que pairam em suas mentes.

Os meninos estão mais propensos a apresentarem o TDA com hiperatividade física. Já; as meninas são mais quietas, desligadas, sonhadoras e, por isso mesmo, não chamam a atenção quanto ao seu comportamento. Os meninos são mais acometidos que as meninas, numa proporção de 3:1.

Ninguém adquire TDA na vida adulta. O transtorno do deficit de atenção é uma condição que acompanha a pessoa desde sempre, sendo constitucional e inerente à sua biologia. A pessoa nasce TDA.

Ao contrá;rio do que se possa pensar, os TDAs não possuem parca inteligência ou algum problema de ordem cognitiva. Eles apresentam grande potencial criativo e intuitivo, muitas vezes com QI acima da média. O grande “x” da questão é canalizar suas habilidades inatas em algo realmente producente. 

Fonte: Editora Objetiva

O que você acha sobre o livro ? Exponha sua opinião.

Nota

NOME *

e-mail (não será divulgado)

site

Comentário *

Comentários dos Leitores a Respeito de !

Marcos - 11/02/2013 às 20:44

1. Vou ler depois te mando. Abraço!

margila - 26/12/2012 às 21:36

gostaria de ler todo o livro.

eliana - 28/07/2012 às 15:08

Gostaria de ganhar um, muito bom mesmo!

Meu endereço é Travessa Manoel Venceslau nº05 1º andar Bairro Uruguai Salvador- Bahia cep 40 450 530. Fiço aguardando! milagres acontecem quando se crer, eu creio. Beijos.

Livro do dia Livro do mês


O que ler?  O que ler?

Etapas

 Algumas perguntas

 Respostas processadas

 Filtragem do acervo

 Sugestões para você!

Indicações Indicações

Enquetes Enquetes

Em que site você costuma comprar livros?





Ver resultado

sinopsedolivro.net


O catálogo online de livros nacionais e internacionais

Política de Privacidade

Ajuda  Ajuda


Sobre  Sobre


Contato  Contato


Anuncie  Anuncie no site

Faça download de nosso Media Kit para saber como anunciar no Sinopse do Livro

Divulgue seu livro  Divulgue seu livro

oPa!Caroé