SINOPSE DO LIVRO BALZAC E A COMÉDIA HUMANA

Clique na imagem para ampliar.
Capa do livro Balzac E A Comédia Humana por Paulo Rónai
Autor
Gênero
N° de páginas
256
editora
Globo
ISBN
9788525052926
Formato
14 cm x 21 cm
Nota do Leitor:   

Compartilhe

Compre este livro!

Livraria Saraiva
Livraria da Folha
Submarino.com.br
Extra
Livraria Cultura
Americanas.com
Buscapé
Veja também:

Carregando Sugestões



RESUMO DO LIVRO BALZAC E A COMÉDIA HUMANA


A já lendária edição de A comédia humana, de Honoré de Balzac ? que ganha a partir de 2012 sua terceira reedição revista, atualizada e ampliada ?, contou desde sua primeira edição com a orientação, introduções e notas de Paulo Rónai (1907-1992). A edição de seus dezessete volumes tomou anos da vida de Rónai, e é um patrimônio brasileiro que constitui uma das poucas edições no mundo que rivalizam com a edição francesa.

Paulo Rónai, húngaro naturalizado brasileiro que se tornou um dos mais importantes intelectuais do país, tinha em seus estudos sobre Balzac, desenvolvidos durante toda a sua vida, um tesouro que se viu cristalizado em milhares de páginas graças ao cuidado da editora Globo, ainda em Porto Alegre. Rónai foi um dos maiores conhecedores dessa imensa empreitada ficcional do século XIX, ainda que recusasse o título de especialista e a tivesse produzido no contexto de uma carreira intelectual rica e variada.

Nesta reunião de ensaios, o leitor encontrará estudos sobre A comédia humana que servem como introdução ao vasto universo do autor ? ?O estilo de Balzac?, ?O mundo de Balzac? ? e ainda sobre aspectos particulares ? ?Paris, personagem de Balzac?, ?O Brasil na vida e na obra de Balzac?, ?O pai Goriot dentro da literatura universal?, por exemplo. A presente edição é acrescida ainda de uma bibliografia do autor, correspondências trocadas com Eliana Sá, responsável pela segunda edição de A comédia humana, e um texto inédito em livro, que conta a epopeia da primeira edição.

O estilo de Rónai é um caso raro na crítica literária. Profundo, erudito, elucidativo, mas recusando a pompa que costuma afastar o leitor comum dos estudos literários. Exemplo do texto cristalino e do exercício generoso da escrita, Rónai instrui, informa, ao mesmo tempo em que cativa o leitor e o convida para o conhecimento mais profundo.

Volumes de A comédia humana, de Honoré de Balzac, reeditados em 2012 pela Biblioteca Azul

Volume 1: A vida de Balzac, por Paulo Rónai; Prefácio a A comédia humana, por Honoré de Balzac; Ao ?Chat-qui-pelote?; O baile de Sceaux; Memórias de duas jovens esposas; A bolsa; Modesta Mignon.

Volume 2: Uma estreia na vida; Alberto Savarus; A vendeta; Uma dupla família; A paz conjugal; A sra. Firmiani; Estudo de mulher; A falsa amante; Uma filha de Eva.

Volume 3: A mensagem; O romeiral; A mulher abandonada; Honorina; Beatriz; Gobseck; A mulher de trinta anos.

Volume 4: O pai Goriot; O coronel Chabret; A missa do ateu; A interdição; O contrato de casamento; Outro estudo de mulher.

Fonte: Editora Globo

O que você acha sobre o livro ? Exponha sua opinião.

Nota

NOME *

e-mail (não será divulgado)

site

Comentário *

Comentários dos Leitores a Respeito de !

Seja o primeiro a opinar!

Livro do dia Livro do mês


O que ler?  O que ler?

Etapas

 Algumas perguntas

 Respostas processadas

 Filtragem do acervo

 Sugestões para você!

Indicações Indicações

Enquetes Enquetes

Em que site você costuma comprar livros?





Ver resultado

sinopsedolivro.net


O catálogo online de livros nacionais e internacionais

Política de Privacidade

Ajuda  Ajuda


Sobre  Sobre


Contato  Contato


Anuncie  Anuncie no site

Faça download de nosso Media Kit para saber como anunciar no Sinopse do Livro

Divulgue seu livro  Divulgue seu livro

oPa!Caroé